O Transtorno do Pânico, também conhecido como síndrome do pânico, é um transtorno mental caracterizado por crises de ansiedade aguda, marcadas por muito medo e desespero, associadas a sintomas físicos e emocionais que se iniciam de forma repentina e alcançam grande intensidade rapidamente podendo levar ao medo de morrer de forma persistente. Já a ansiedade é um estado constante, sem variações inesperadas, como ocorre nas crises de pânico.
Principais sintomas do Transtorno do Pânico
Um ataque de pânico tem alguns sintomas parecidos com uma crise de ansiedade, porém se diferenciam devido a ter um início de forma rápida e inesperada, chegando geralmente em cerca de minutos em sua fase mais aguda com alguns principais sintomas:
- Medo e desespero intenso
- Dor e desconforto no peito que podem ser confundidos com infarto;
- Palpitações ou Taquicardia
- Falta de ar e sufocamento
- Desconforto abdominal
- Sudorese
- Tontura ou vertigem
- Náuseas
- Ondas de calor ou calafrios
- Formigamentos ou tremores
Quem sofre de transtorno de pânico, muitas vezes, passa por uma tensão constante de quando uma nova crise vai acontecer ocasionando outros transtornos como a Agorafobia (distúrbio de ansiedade marcado por medos agudos como sair na rua, estar em lugares cheios ou fechados). O medo de morrer ou de perder o controle ou enloquecer também são uma das principais sensações que ocorrem em uma crise de pânico.
Diagnóstico de Transtorno de Pânico
O diagnóstico de Transtorno de Pânico é realizado inicialmente através de exames físicos para descartar outras patologias que possuem sintomas semelhantes. Além da avaliação física, o especialista realiza uma avaliação psiquiátrica a fim de avaliar os sintomas e as situações que podem ter desencadeado momentos de ansiedade intensa como o Transtorno de Pânico.
Assista ao vídeo no YOUTUBE
Quando e onde você mais precisar
41 99664-5817