Tratamento Ansiedade E Depressão Raquel Heep

Ansiedade e Depressão

A Ansiedade e a Depressão são os transtornos de saúde mental que mais afetam pessoas do mundo todo. Apesar de comuns, as duas condições são diferentes entre si, podendo ocorrer simultaneamente. No entanto, cada uma tem causas, sintomas e tratamentos diferentes. Assim, a procura de um especialista é essencial para identificar os sintomas e conduzir ao melhor tratamento de forma individualizada.

Transtorno Bipolar

O Transtorno Bipolar ou bipolaridade, também conhecido anteriormente como doença maníaco-depressiva, é um transtorno mental caracterizado especialmente por alterações incomuns no humor, energia e níveis de atividade que influenciam diretamente no comportamento do dia-a-dia. Na maioria dos casos, a pessoa apresenta sintomas evidentes que se intercalam entre maníacos e depressivos, porém podem ser menos severos, necessitando acompanhamento de um profissional especializado para identificar os sintomas e indicar a melhor forma de tratamento.

Transtorno de Pânico

O Transtorno do Pânico, também conhecido como síndrome do pânico, é um transtorno mental caracterizado por crises de ansiedade aguda, marcadas por muito medo e desespero, associadas a sintomas físicos e emocionais que se iniciam de forma repentina e alcançam grande intensidade rapidamente podendo levar ao medo de morrer de forma persistente. Já a ansiedade é um estado constante, sem variações inesperadas, como ocorre nas crises de pânico.

Tratamento Transtorno Obsessivo Compulsivo Raquel Heep

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Apesar de comuns e facilmente confundido com manias, o TOC ou Transtorno Obsessivo-Compulsivo é um transtorno mental de ansiedade que ocorre pela presença de crises recorrentes, compulsões e obsessões caracterizadas principalmente por pensamentos, imagens ou impulsos frequentes, sem que se consiga evitar, causando sofrimento e angústia. Diferentemente de manias, no entanto, que se caracterizam como comportamentos repetitivos que ocorrem devido a crenças ou superstições.

Dor Crônica

A dor é uma experiëncia sensitiva desagradável que o corpo transmite para dizer que algo não está bem. Na maioria das vezes associada a uma lesáo tecidual ou doença, assim que controlados, os sintomas de dor e desconforto cessam. No entanto, quando ela dura de três a seis meses ou mais é chamada de dor crônica. O tratamento da dor crônica é multidisciplinar e geralmente é acompanhado pela psiquiatria quando relacionada a sofrimento intenso e psíquico ocasionando quadros de ansiedade e depressão.

Tratamento Dor Crônica Raquel Heep

Fobias

Diferentemente do medo, característica comum ao ser humano em situações adversas, as Fobias são uma parte do transtorno mental de ansiedade caracterizadas principalmente devido a sua intensidade. Trata-se de um medo persistente, desproporcional e irracional de determinado objeto, animal, situação ou atividade que represente baixo ou nenhum perigo real, mas que, ainda assim, provoque ansiedade extrema e alto sofrimento, ocasionando o afastamento de pessoas e situações, impedindo a vida normal.

Transtornos de Personalidade

Os Transtornos de Personalidade ou Perturbações de Personalidade são considerados uma classe de transtorno mental caracterizados por padrões generalizados e persistentes de percepção e comportamento que comprometem significamente o relacionamento interpessoal, social e/ou profissional. Geralmente são classificados em categorias com características semelhantes, porém é possível diagnosticar diferentes tipos de transtorno na mesma pessoa.

TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA) é um transtorno neurobiológico que se apresenta principalmente através de características como desatenção, impulsividade e hiperatividade. Aparece frequentemente na infância, em especial na fase de escolar, porém podem acompanhar o indivíduo pela adolescência e fase adulta, especialmente se não forem identificados e tratados, prejudicando a vida profissional e pessoal ocasionando, por vezes, frustração, baixa autoestima e até depressão.

Insônia

A Insônia é um distúrbio do sono que caracteriza-se basicamente na dificuldade em adormecer ou manter o sono durante o período necessário para repor as energias, despertar precoce e incapacidade de voltar a dormir apresentando sonolência, falta de energia e irritabilidade no dia seguinte.  Pode estar associada ao transtorno de ansiedade generalizada, estresse excessivo e, principalmente a depressão, entre outras condições, piorando transtornos já existentes.

Distúrbios Alimentares

Os Distúrbios Alimentares ou Transtornos Alimentares são relacionados a quaisquer disfunções de ordem alimentar que levam a pessoa a se privar ou aumentar excessivamente a ingestão de alimentos. Estão geralmente relacionados a outros transtornos como depressão e ansiedade, profissões que estimulam a perda de peso exagerada e principalmente devido a pressões familiares e culturais relacionadas ao padrões sociais relacionados ao corpo que podem causar traumas e distorções da imagem corporal.

Demência

A Demência é uma síndrome resultante da degeneração crônica cognitiva que afeta progressivamente a capacidade intelectual, especialmente a memória, comprometendo o comportamento, capacidade de julgamento e adaptação social. Em alguns casos vem atrelada a distúrbios do sono, humor e transtornos psiquiátricos como depressão ou paranoia. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é comum principalmente em idosos em idade avançada e interfere em relacionamentos, atividades sociais e profissionais.

Esquizofrenia

A Esquizofrenia é um transtorno mental crônico caracterizado principalmente por surtos relacionados à perda de contato com a realidade através de confusão mental como delírios e alucinações, alterações no comportamento e demonstrações de emoções, diminuição da motivação, piora cognitiva e problemas no desempenho diário (profissional, social, relacionamentos e autocuidado) que prejudicam o relacionamento interpessoal, além de, muitas vezes, a longo prazo se tornar incapacitante.

Autismo

O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista, como é considerado atualmente é caracterizado pelo déficit em algumas áreas do desenvolvimento como a comunicação, socialização e comportamento. É chamado de espectro justamente por não existir apenas um tipo de autismo, e sim uma variável de subtipos que se manifestam de forma diferenciada em cada um. Costuma ser identificado na infância, até os 3 anos, embora já apareçam alguns sinais a partir dos primeiros meses de vida.

Tratamento Retardo Mental Raquel Heep

Retardo Mental

A Deficiência Intelectual ou Retardo Mental, como é mais conhecido, é uma condição caracterizada por um déficit na capacidade intelectual que interfere no aprendizado, raciocínio, resolução de problemas, planejamento até a adaptação social. Pode ser avaliada a partir de testes padronizados que medem o Quociente de Inteligencia (QI), porém é geralmente percebida devido a dificuldades em sentar ou falar já nos primeiros anos de vida.