A Demência é uma síndrome resultante da degeneração crônica cognitiva que afeta progressivamente a capacidade intelectual, especialmente a memória, comprometendo o comportamento, capacidade de julgamento e adaptação social. Em alguns casos vem atrelada a distúrbios do sono, humor e transtornos psiquiátricos como depressão ou paranoia. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é comum principalmente em idosos em idade avançada e interfere em relacionamentos, atividades sociais e profissionais.

Tipos de Demência e Principais Sintomas

Apesar de bastante comuns, as demências relacionadas a idade são também as mais conhecidas como a demência senil, porém outras patologias que afetam regiões importantes do cérebro podem também levar a quadros de demência.

Doença de Alzheimer: Acredita-se que o dano cerebral seja causado devido ao acúmulo de proteínas anormais, fazendo com que os neurônios morram progressivamente. Os sintomas variam de acordo com a região afetada, porém geralmente ocasionam perda da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

Demência Vascular: Relacionada a morte do tecido cerebral devido a diminuição ou bloqueio do aporte sanguíneo em determinadas regiões do cérebro. A demência vascular tende a causar perda de memória mais tarde e afetar menos o julgamento e a personalidade do que a doença de Alzheimer, porém dependendo do grau de comprometimento pode levar a incapacidade progressiva em realizar atividades do dia-a-dia.

Demência por Parkinson: Geralmente ocasionada devido ao desgaste da região cerebral responsável pela produção de neurotransmissores, esse tipo de demência, além de apresentar a perda da memória, promove a rigidez muscular, alteração muscular e principalmente tremores involuntários característicos.

Demência Frontotemporal: Originada pela atrofia e perda de células nervosas de um ou ambos os lobos frontais e temporais do cérebro. Os lobos frontais são regiões do cérebro que regulam o humor e comportamento, enquanto que os lobos temporais estão relacionados com a visão e a fala. Dependendo da região afetada os sintomas podem variar.

Demência de Pick: Também conhecida por Pid é um tipo de demência frontotemporal caracterizada pelo excesso de proteínas Tau nos neurônios copos de Pick. É uma dos principais motivos para perda de memória precoce, podendo ocorrer a partir dos 40 anos. Dentre os sintomas estão a diminuição da capacidade de raciocínio, confusão mental, dificuldade na fala, instabilidade emocional e alterações da personalidade.

Demência com corpos de Lewy: Comprometimento cerebral relacionado a presença de estruturas proteicas, conhecidas como corpos de Lewy que levam a degeneração progressiva e morte dos neurônios. Resulta em alterações no comportamento, cognição e movimento, porém nem sempre a perda de memória está presente nos sintomas iniciais. É mais aomum em pessoas acima dos 60 anos e pode ocorrer simultaneamente coma Doença de Alzheimer.

Outros tipos de demência podem estar associadas ao uso contínuo de álcool, exposição prolongada a alguns produtos químicos ou metais pesados, insuficiência hepática e desequilíbrios químicos renais podem provocar sintomas de demência, além de alguns casos de tumores cerebrais, encefalite e infecções por HIV.

Alguns sintomas podem também ocorrer devido a deficiências de vitaminas como a B12 e problemas relacionados a tireoide levando a quadros temporários de demência.

Diagnóstico de Demência

O diagnóstico é realizado através da avaliação dos sintomas e história clínica apresentados pelo paciente e família e/ou responsáveis. Além disso o neurologista pode solicitar exames de imagem que auxiliam a identificar alterações cerebrais que dão origem aos sintomas, além de outros exames como a análise do líquido cefalorraquidiano utilizado para verificar o acúmulo de proteínas que ocorre na doença de Alzheimer e outros tipos de demência.

Assista ao vídeo no YOUTUBE