Os Transtornos de Personalidade ou Perturbações de Personalidade são considerados uma classe de transtorno mental caracterizados por padrões generalizados e persistentes de percepção e comportamento que comprometem significamente o relacionamento interpessoal, social e/ou profissional. Geralmente são classificados em categorias com características semelhantes, porém é possível diagnosticar diferentes tipos de transtorno na mesma pessoa.
Tipos de Transtorno de Personalidade
Transtornos excêntricos ou estranhos
- Transtorno de personalidade paranoide – são pessoas altamente desconfiadas, que tendem a achar que serão enganadas ou passadas para trás reagindo com hostilidade sem motivos ou fundamentos.
- Transtorno de personalidade esquizoide – são pessoas que não demonstram interesse em interações sociais. Geralmente não expressam emoções e se isolam socialmente sem fazer questão de manter laços afetivos ou amizades.
- Transtorno de personalidade esquizotípica – são pessoas que apresentam uma personalidade esquizoide, porém atrelada a pensamentos e comportamentos incomuns como crer que tem poderes especiais ou manias próximas as características da esquizofrenia.
Transtornos dramáticos, imprevisíveis ou irregulares
- Transtorno de personalidade antissocial (Sociopatia) – são pessoas que não reconhecem os direitos e sentimentos dos outros, desprezando normas e regras sociais. Resultam em pessoas interesseiras, manipuladoras e egoístas, além comportamentos que levam ao prejuízo de outras pessoas sem que se sintam culpados.
- Transtorno de personalidade histriônica – são pessoas altamente emotivas e dramáticas que tem uma excessiva necessidade de chamar atenção para si mesmas, utilizando-se da aparência física e comportamento sedutor.
- Transtorno de personalidade borderline – são pessoas que apresentam um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade em relacionamentos interpessoais, disfunção de autoimagem, flutuações de humor e impulsividade como explosões emocionais extremas e comportamento autodestrutivo.
- Transtorno de personalidade narcisista – são pessoas com padrão elevado de grandiosidade e necessidade de admiração. Apresentam pouca empatia, superestimando seu próprio valor e subestimando o valor e realização dos outros.
Transtornos ansiosos ou receosos
- Transtorno de personalidade esquiva – são pessoas que apresentam um padrão de isolamento e inibição social, geralmente associados a incapacidade de julgamentos negativos e medo de serem desprezadas, ridicularizadas ou humilhadas.
- Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva – são pessoas que apresentam preocupação exagerada com regras e organização de forma a se tornarem perfeccionistas e manter-se no controle. Difere do Transtorno Obsessivo-Compulsivo que se caracteriza como uma forma de transtorno de ansiedade.
- Transtorno de personalidade dependente – são pessoas que tem necessidade de cuidado e medo de estar sozinho, a ponto de ser excessivamente submisso e tolerar situações abusivas.
Assista ao vídeo no YOUTUBE
Quando e onde você mais precisar
41 99664-5817