Está difícil manter a calma, todos estamos sentindo. E é mais do que justo o sentimento de ansiedade e preocupação. Estamos diante do novo, inesperado e desta vez, perigoso também. Quando nosso corpo e mente estão diante de um estressor é sua reação fisiológica e natural que entre em estado de alerta. Descargas hormonais e neuroquímicas são desencadeadas e nossa resposta para qualquer inimigo, qualquer estressor, e desde sempre, é LUTAR ou FUGIR. E é justamente essa a causa de nossa imensa angústia: precisamos fazer os dois desta vez, precisamos lutar e também fugir ao mesmo tempo. O estressor está contínuo em nossas mentes, nos noticiários, nas redes sociais, nas ruas vazias, na quarentena. E se o estressor está presente ficamos neste estado de alerta o tempo todo. Isso pode nos adoecer mentalmente. Por isso algumas dicas:
- Obedeça rigorosamente os processos de higiene. Isso é lutar!
- Recolha-se, fique em casa, proteja-se. Isso é fugir do inimigo!
- Tente poder ajudar pessoas mais vulneráveis com atos de carinho e preocupação, por exemplo levar um pão. Isso é lutar!
- Reduza e filtre notícias. Vá em fontes de informação fiéis e que te fortaleça. Isso é lutar!
- Estabeleça limites para quantidade de informações que recebe. Não leia e não acredite em tudo. Isso é fugir de medos infundados!
- Estabeleça momentos de brincar com seus entes queridos, de ler, ver um bom filme, fazer pipoca, estar realmente presente. Fortaleça seus vínculos. Medite, tenha um tempo para você, escute uma música relaxante, olhe para dentro de si, revise alguns conceitos, coloque-se em dia. Isso é, além de lutar, crescer!
E logo esta tempestade terá acabado. E olharemos para traz com orgulho pelo bem que se fez a si e ao próximo. Teremos superado dias cinzentos e tempestades. Perderemos alguns com muita dor. Mas a paz voltará. E acima de tudo teremos crescido como pessoas, como família, como cidadãos e seres humanos.
Autoria: Dra. Raquel Heep CRM 22080
Não deixe sua saúde mental ficar ainda mais abalada. Mantenha o uso de remédios já prescritos.
Temporariamente a telemedicina estará sendo disponibilizada para aqueles que necessitem de acompanhamento. (Segundo Ofício Oficial do Ministério da Saúde Nº1756/2020)
Raquel Heep é médica psiquiatra e professora de Saúde Mental do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP).
Estou em pânico chega hora de dormir coração acelera fico com fobia da uma choradeira. Procuro me controlar é difícil penso na família netos não consigo acreditar penso será sonho ñ… é realidade meu Deus quando isso vai passar não posso voltar com essa síndrome de Pânico é ruim convivi com isto por anos, o que fazer??
Obrigada pelas dicas! Isso ajuda muito a rotina de reclusão social.
A dois meses parei de tomar os remédios para ansiedade e estou começando os sintomas de ansiedade novamente estou sozinha pois estou gripada e não posso ficar na casa do meu pai pois ele é idoso e faz tratamento de câncer, diabético e hipertenso. Por ele fico aqui em casa.Mais estou me sentindo mal , preocupada com eles sem poder dar uma força. Posso voltar a tomar os meus remédios novamente?