Diferentemente do medo, característica comum ao ser humano em situações adversas, as Fobias são uma parte do transtorno mental de ansiedade caracterizadas principalmente devido a sua intensidade. Trata-se de um medo persistente, desproporcional e irracional de determinado objeto, animal, situação ou atividade que represente baixo ou nenhum perigo real, mas que, ainda assim, provoque ansiedade extrema e alto sofrimento, ocasionando o afastamento de pessoas e situações.
Sintomas de Fobias
As pessoas que sentem quadros de Fobias geralmente apresentam sintomas físicos como taquicardia (ritmo cardíaco acelerado), sudorese e náuseas quando estão em uma situação em que não podem evitar ou acabam se afastando dessas situações ainda que reconheçam que seus sintomas sejam excessivos e irracionais.
Tipos de Fobias
Existem diversos tipos de Fobias, ainda que todas sejam relacionadas ao Transtorno de Ansiedade, dividindo-se em alguns grupos:
- Agorafobia: em que a pessoa evita lugares ou situações que possam causar pânico, aprisionamento ou constrangimento.
- Fobia Social ou Transtorno de Ansiedade Social: em que a pessoa tem medo de situações sociais, julgamentos e avaliações de desempenho.
- Fobias Específicas: Animais (aranhas, cachorros, insetos..), Situações (elevador, avião, carro..), Aspectos ambientais (alturas, terremotos, escuridão, trovões e relâmpagos..), Sangue, ferimentos ou problemas médicos (injeções, ossos quebrados, contrair doenças) ou outros como asfixia, ruídos, afogamento.
Diagnóstico de Fobias
O Diagnóstico está relacionado ao impacto, nível de sofrimento e limitações associadas a um ou mais tipos de fobias e deve ser estabelecido por um especialista de acordo com os critérios da DSM IV a fim de estabelecer a melhor forma de tratamento.
Quando e onde você mais precisar
41 99664-5817