A Deficiência Intelectual ou Retardo Mental, como é mais conhecido, é uma condição caracterizada por um déficit na capacidade intelectual que interfere no aprendizado, raciocínio, resolução de problemas, planejamento até a adaptação social. Pode ser avaliada a partir de testes padronizados que medem o Quociente de Inteligencia (QI), porém é geralmente percebida devido a dificuldades em sentar ou falar já nos primeiros anos de vida.
Graus de Incapacidade
Retardo mental leve: pessoas que apresentam limitações leves relacionados a comunicação e aprendizagem. Apresentam quociente intelectual (QI) entre 52 e 68. São frequentemente imaturos e com baixa interação social. Podem atingir níveis de leitura relativos a 4ª e 6ª série e habilidades básicas para o dia a dia. Possuem linha de pensamento bastante específica, baixa capacidade de julgamento e dificuldade de adaptação.
Retardo mental moderado: pessoas que possuem maiores limitações em relação a comunicação e aprendizagem, podendo inclusive apresentar maior lentidão para aprender a falar ou sentar. Apresentam quociente de inteligência (QI) entre 36 e 51. Observa-se também limitações nos cuidados pessoais e atividade motora, além de ser possível apresentarem alguns transtornos neurológicos e necessidade de apoio e supervisão.
Retardo mental grave: apresentam grande dificuldade de aprendizado e comunicação, tornando incapacitante e ausência de adaptação social. Apresenta quociente de inteligência entre 20 e 35.
Diagnóstico de Retardo Mental ou Deficiência Intelectual
O diagnóstico é geralmente realizado pelo especialista com base em alguns critérios como início do quadro clínico e sinais percebidos, função intelectual medida através de testes de quociente de inteligência (QI) e deficiências em pelo menos duas áreas como: comunicação, interação social/interpessoal, autocuidado, auto-orientação e rendimento escolar. Os testes de QI são mais efetivos e confiáveis quando realizados em crianças acima de 5 anos.
Quando e onde você mais precisar
41 99664-5817